Vasos decorativos: escolha o seu!

Disponíveis em inúmeros tamanhos, formatos, cores e materiais, os vasos são objetos promissores quando o assunto é arrematar a decoração do seu espaço, sendo peças que podem se aliar a tapetes, quadros e cortinas compondo um conjunto de personalidade.

Confira as dicas essenciais para não errar e deixar o resultado final maneríssimo!

Toque de vida

2
Fonte: Pinterest.

Se você está em dúvida quanto a fazer o uso de um vaso com ou sem plantas e/ou flores, saiba que o tamanho final do arranjo poderá influenciar o local onde ele será exposto.

Caso o vaso de sua preferência esteja apto a receber uma planta de grande porte, coloque-o diretamente no chão e em algum lugar de destaque, geralmente em algum dos cantos do ambiente desejado. Lembre-se de exercitar o jardineiro que existe em você!

Se você até gosta da ideia de conferir mais vida à sua casa, mas é um sujeito meio sem tempo ou desencanado, as plantas artificiais também são uma boa alternativa para alegrar a decoração. Caso queira, coloque terra ou água no vaso, para deixar fluir as boas energias.

No tamanho certo

1
Fonte: Pinterest.

Em geral, vasos de tamanhos maiores fiam bem localizados nos cantos do ambiente. Já os vasos pequenos não precisam ficar solitários, sendo uma opção a criação de um conjunto de maior destaque. Nesse caso, a assimetria em relação às alturas dos vasos promoverá um conjunto bem interessante, portanto mescle seus tamanhos e formas.

Outra boa pedida é apostar na clássica disposição de vasos no centro de uma mesa de jantar. Porém, cuide para que ele (ou suas plantinhas) não bloqueie a visão das pessoas que estarão sentadas à mesa. Da mesma forma, esse cuidado é válido para mesas de centro em relação às pessoas sentadas no sofá.

Aposte no contraste

3
Fonte: Pinterest.

Caso o ambiente que deseje decorar com vasos já possua tons fortes e cores marcantes nas paredes ou nos móveis, tente escolher vasos de cores neutras (branco, preto, cinza) ou de texturas como barro, metal ou madeira.

Entretanto, se o ambiente ostentar cores neutras ou sóbrias, vale fazer o uso de vasos com cores chamativas e vibrantes, visando acabar com a monotonia da decoração.

Diferentes estilos e tendências

4
Fonte: Pinterest.

Um dos aspectos mais maneros de investir na decoração com vasos (com ou sem flores, grandes ou pequenos, sozinhos ou em conjunto), é o fato de que tais peças podem ser trocadas com maior facilidade, tornando mais fácil e divertido variar diferentes ambientes por meio de toques decor.

Sendo assim, Lembre-se que o estilo do vaso poderá complementar o visual do seu ambiente. Por isso, será possível abordar em sua casa por meio da escolha dos vasos maior conotação contemporânea, urbana, vintage, pop, barroca, romântica, rústica, colonial, étnica ou o que sua imaginação mandar e você conseguir garimpar por aí.

Por fim, outra dica é apostar na irreverência substituindo os vasos por chaleiras, bules, panelas, regadores, copos ou pequenos aquários.

5
Fonte: Pinterest.

Investir nos vasos na decoração combina praticidade e diversão. Que tal apostar? Depois conta pra gente!